Inês Ferreira
História, emoção e reconhecimento pelo trabalho de pessoas que construíram uma das maiores entidades sindicais da América Latina. Tudo isso marcou a celebração do aniversário de 90 anos do Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Assemelhados de São Paulo e Região), ocorrida no último dia 10 de julho.
A comemoração de aniversário foi em grande estilo, reunindo centenas de pessoas no salão principal da sede do sindicato, na rua Taguá.
Francisco Calasans Lacerda, presidente do sindicato, foi homenageado com poesia, gestos de carinho e músicas de sua composição interpretada pelos Trovadores Urbanos.
Calasans não escondeu a emoção diante dos convidados. Ele que passou por sérios problemas de saúde, demonstrou excelente recuperação.
No palco, acompanharam a cerimônia junto com Calasans, Nelson de Abreu Pinto presidente do Sindresbar, o ex-ministro José Aldo Rebelo, o Secretário Estadual do Turismo Roberto Alves de Lucena, o presidente da Fetrhotel Cícero Lourenço Pereira, o presidente da Contratuh Wilson Pereira e Miguel Eduardo Torres, presidente da Força Sindical.
Durante o evento foi apresentado um vídeo que contou a história do Sinthoresp, desde sua fundação em 1930. Em seguida, vários trabalhadores que participaram da história do Sinthoresp foram homenageados.
O sindicato que começou com uma dezena de trabalhadores, numa casa simples na rua Taguá, conta hoje com um patrimônio significativo e abrange uma categoria estimada em mais de 300 mil trabalhadores.
Segundo Calasans, o Sinthoresp cresceu cem vezes em tamanho, resultando de um trabalho de honestidade, simplicidade e de conquistas, com o apoio da categoria.