Inês Ferreira

A Fetrhotel formalizou, no último dia 17, sua adesão ao Pacto Ninguém se Cala, iniciativa nacional que reúne instituições públicas, entidades sindicais e organizações da sociedade civil no enfrentamento ao assédio e à violência contra mulheres em ambientes públicos e privados.

A assinatura ocorreu durante o Seminário do Pacto Ninguém se Cala, realizado no Auditório Amauri Mascaro Nascimento, no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, em São Paulo. O presidente da Fetrhotel, Cícero Lourenço Pereira, participou de uma mesa de debates composta por lideranças sindicais e representantes institucionais, reforçando o compromisso da categoria com a proteção das trabalhadoras e dos trabalhadores do setor. Mais de 120 entidades ja aderiram ao pacto.

Pacto Ninguém Se Cala
O Pacto Ninguém Se Cala tem como objetivo incentivar a conscientização do enfrentamento da violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares.
 
As legislações pertinentes buscam a prestação de proteção e auxílio a mulheres em situação de risco e/ou  vítimas de assédio, abuso, violência e importunação.
 
A partir da necessidade de potencializar o debate e o compromisso social para o enfrentamento de práticas arraigadas que envolvam a cultura do estupro e as formas de violência com ela relacionadas, o MPSP e o Ministério Público do Trabalho (MPT) criaram o pacto em novembro de 2023, firmando compromissos com instituições para a divulgação e implementação de diversas

Presidente destaca ações já garantidas na Convenção Coletiva

Durante sua participação, Cícero Lourenço Pereira ressaltou que o sindicato que preside já assegura medidas específicas contra a violência contra a mulher dentro da Convenção Coletiva de Trabalho, fortalecendo mecanismos de proteção e acolhimento às trabalhadoras da categoria.

O presidente também fez uma importante reflexão sobre a necessidade de prevenir a violência por meio da educação, defendendo que o tema seja trabalhado nas escolas, desde a infância:

“Precisamos criar uma nova mentalidade começando pelas crianças. Só assim construiremos uma sociedade verdadeiramente livre da violência contra a mulher.”.

Com sua adesão ao pacto, a Fetrhotel reafirma a defesa de condições de trabalho dignas, seguras e livres de assédio, fortalecendo práticas já implementadas pela entidade em sua atuação sindical.

“Nosso compromisso é com o trabalhador e com a trabalhadora. A adesão ao pacto reafirma que não toleramos qualquer forma de violência e que estamos ao lado de quem precisa ser acolhido e protegido”, enfatizou Cícero.

A programação do seminário contou com mesas formadas por representantes de instituições comprometidas com a promoção de ambientes seguros e igualitários.

Realização e organização
• Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2)
• AMATRA-2
• Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ)
• Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
• Ministério Público do Trabalho (MPT)
• Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *