Inês Ferreira
A Fetrhotel (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul) realiza, no próximo dia 26 de abril, um importante encontro que reunirá mais de 30 presidentes de sindicatos, além de diretores das entidades filiadas. O evento será realizado na Colônia de Férias do Sinthoresp, em Peruíbe (SP), com início às 10h da manhã.
Segundo o presidente da Fetrhotel, Cícero Lourenço Pereira, a reunião reforça o compromisso da Fetrhotel com a unidade, a transparência e a atuação articulada entre os sindicatos que compõem a Federação. “O momento é de fortalecer a luta coletiva e renovar estratégias para garantir conquistas e avanços para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria”, afirmou.
A abertura do encontro ficará por conta do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (Partido dos Trabalhadores), que abordará o tema “O Futuro do Movimento Sindical”, trazendo reflexões sobre os desafios e as novas estratégias para a defesa dos direitos da classe trabalhadora diante do atual cenário político e econômico.
Luiz Claudio Marcolino é economista, bancário e sindicalista, filiado ao PT desde 1989. Começou sua militância nos anos 1980 no movimento estudantil e sindical, com forte atuação na categoria bancária, onde presidiu o Sindicato dos Bancários de São Paulo de 2004 a 2010.
Foi deputado estadual entre 2011 e 2015, e voltou à Assembleia Legislativa de São Paulo em 2022 para seu segundo mandato, onde atua como vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e coordena três Frentes Parlamentares. Também participou das CPIs da Enel, do Pix e das Telecomunicações.
Já ocupou cargos técnicos nos governos Lula, Dilma e Haddad, e foi vice-presidente da CUT-SP. Atualmente é secretário-geral do PT-SP. Defende os direitos dos trabalhadores, o fortalecimento dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico do estado de São Paulo.
Além de Marcolino, o evento contará com a presença da advogada Dra. Zilmara Alencar, especialista em Direito Sindical e reconhecida nacionalmente por sua atuação em defesa das entidades representativas. Também está confirmada a participação de um representante do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), que trará uma análise atualizada do ambiente legislativo e seus impactos sobre os sindicatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *