Inês Ferreira

A Fetrhotel (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul) participou, nesta quinta-feira (07), da Jornada Nacional de Debates, promovida pela Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em parceria com as centrais sindicais brasileiras. Realizado em São Paulo, o encontro teve como tema central a “Reforma do Imposto de Renda: um passo para a justiça tributária”.

A iniciativa acontece ao longo do mês de agosto em 17 estados brasileiros e tem como principal objetivo fomentar o debate público sobre a urgência de uma reforma tributária justa e solidária, que reduza desigualdades, combata privilégios e beneficie diretamente a classe trabalhadora.

Na capital paulista, o evento reuniu representantes das principais centrais sindicais do país, que reforçaram o compromisso do movimento sindical com a construção de um modelo tributário mais equitativo. Entre os pontos de destaque, esteve a defesa da isenção do Imposto de Renda para trabalhadores com salários de até R$ 5 mil, pauta histórica das entidades, levada oficialmente à mesa de diálogo com o então candidato e atual presidente Lula durante a CONCLAT 2022.

As lideranças destacaram que, mesmo diante de um Congresso Nacional com composição desfavorável, o movimento sindical tem atuado com firmeza para manter a pauta em evidência. Hoje, inclusive, parlamentares que antes eram contrários ao tema passaram a apresentar propostas de ampliação da faixa de isenção para até R$ 7 mil mensais.

De acordo com estudo apresentado pelo DIEESE, mais de 25 milhões de brasileiros podem ser beneficiados com a aprovação dessa medida, cuja votação está prevista para 2026. Os impactos seriam diretos na vida do trabalhador, com aumento do poder de compra, fortalecimento da economia, dinamização do mercado interno e geração de empregos.

Os dados expostos durante o evento também chamam atenção para o cenário atual de desigualdade no país. O Brasil ocupa a 13ª pior posição no ranking mundial de concentração de renda e é o 3º país mais desigual do planeta, atrás apenas do Catar e de Moçambique. Além disso, é líder em número de milionários na América Latina, somando 433 mil, segundo o Relatório Global de Riquezas 2025.

A Fetrhotel destaca ainda o papel estratégico do DIEESE como parceiro técnico de primeira ordem, cuja atuação tem sido fundamental na produção de dados, cenários e diagnósticos que fortalecem a mobilização social e as articulações políticas do movimento sindical.

Ao final do encontro, as centrais sindicais unificaram o discurso em defesa da justiça fiscal e criticaram a postura de setores conservadores do Congresso Nacional que tentam frear os avanços sociais. “Não seremos vítimas de chantagem. Nossa autonomia não se negocia”, foi a mensagem firme das entidades presentes.

Com participação ativa nos espaços de articulação e diálogo, a Fetrhotel reafirma seu compromisso com a luta por um sistema tributário mais justo, que garanta equidade, dignidade e valorização para quem movimenta a economia brasileira: a classe trabalhadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *