O Dia da Consciência Negra é uma ocasião para refletir sobre a importância da representatividade diária, sobretudo dentro das empresas. Este dia também traz à tona o debate sobre o racismo estrutural e as políticas de diversidade adotadas por cada organização.
A celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro, homenageia a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos do Brasil, que chegou a ter cerca de 20 mil habitantes e se tornou um símbolo de resistência negra.
Embora a data só tenha sido oficialmente instituída pelo Governo Federal em 2011, muitos anos após o assassinato de Zumbi pelos bandeirantes em 1695, ela representa uma conquista a ser celebrada e um momento para refletir sobre a diversidade e a discriminação racial.
No entanto, ainda há muito a ser feito para tornar nossa sociedade mais inclusiva, uma vez que muitos preconceitos estão enraizados na cultura brasileira há anos. É importante promover e valorizar a influência africana em nossa cultura, presente em diversos aspectos, como religiões, gastronomia, política, vocabulário, educação e danças.